quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pretos Velhos


        Olá pessoal, iremos falar sobre mais uma das Linhas de trabalho da nossa querida Umbanda, os Pretos Velhos. Sua função dentro e fora do terreiro, seu papel na Umbanda e outros assuntos.
             Para compreender-mos um pouco mais sobre esta linha, devemos partir do princípio em que, nem todo o Preto Velho para ocupar este grau na espiritualidade teve de ser negro ou escravo em uma de suas encarnações. No aspecto social brasileiro, já que a Umbanda é uma religião brasileira, a Linha dos Pretos Velhos vem para representar nesta figura anciã o negro escravo já aportuguesado no Brasil, levando assim a doutrinação espiritualista aos mais simples e humildes numa época onde o espiritismo atingia uma classe social mais conceituada, deixando o povo mais simples desconfortável ao tentar buscar o auxílio perante a espiritualidade. Então esta Linha vem passando a energia da humildade, da simplicidade, da compreensão e tolerância dos espíritos que sofreram com a escravidão e ascenderam-se à Luz. Mas não quer dizer que outros espíritos não fazem parte desta Linha, como a figura do Preto Velho têm como sua principal qualidade a sabedoria, experiência, compreensão e tolerância do espírito já vivido, podemos dizer que dentro desta Linha encontram-se espíritos com duas denominações diferentes quais são o Preto Velho, o qual já explicamos, e o Pai Velho, que representa o espírito sábio, com vivências e uma vasta bagagem de conhecimentos, sejam estes de cunho espiritual, emocional, magístico e dentre outros, assim podemos dizer que esses espíritos trabalham nessa linha independente de sua cor ou idade, e sim de seus conhecimentos e evolução.

             Esclarecido o aspecto histórico/social podemos falar a função que desempenham estes espíritos na espiritualidade. A Linha dos Pretos Velhos (ou Pais Velhos, como queiram), atua em diversas áreas na espiritualidade, assim como qualquer outra Linha, alguns atuam com maior intensidade numa área de caráter doutrinário, outros são especializados em limpezas energéticas de espíritos e ambientes, alguns são especialistas na quebra de magias, normalmente estes por terem sido magos ou feiticeiros em vidas passadas, também existem aqueles Pretos Velhos que são hábeis comandantes de tropas de resgate, atuando no astral inferior, em proteção de terreiros e hospitais. Como podemos ver, existem "n" funções para cada particularidade espiritual destes que atuam nesta Linha, então não têm como criar um padrão para esta ou aquela falange de Pretos Velhos.

            Falando de falanges, linhas e diversos tipos de funções, entramos no assuno da questão vibratória desta Linha, a qual é regida e sustentada por dois Orixás, são estes Nanã Buruquê e Obaluayê, não sendo assim coincidência estas duas vibrações sustentarem a Linha dos Pretos Velhos, pois estas transmitem no ser a transmutação interior, a vontade no íntimo do ser de dar o passo a frente e deixar tudo que o atrasa para trás, despertando em si o desapego, a humildade, a paciência, a perseverança, a sabedoria adquirida com a vivência, por isso Nanã e Obaluayê regem o mistério ancião no qual se encaixam os Pretos Velhos.

               Dentro de tudo que já foi falado, vamos citar um trabalho desempenhado pelos Pretos Velhos juntamente de Caboclos e Exus no astral inferior, mostrando assim mais umas das diversas funções que esta Linha desempenha na espiritualidade, muitas vezes em nome da Umbanda. 

                 Muitos de nós seres humanos ainda presos em nossos maus hábitos, paixões, vícios, desequilíbrios emocionais, vaidades, orgulhos e dentre outros defeitos que todos temos, muitas vezes sem saber somos alvos de entidades trevosas, para que nossa energia vital e vibrações negativas provindas de nossos defeitos, sejam feitas de combustível para estes seres que buscam atrasar a evolução da humanidade. Em um atendimento em um terreiro foi detectado por um dos Pretos Velhos, em um consulente, um aparelho parasitário de estranha aparência, que se encontrava conectado na contra-parte etérica da coluna cervical do mesmo, sendo esta a primeira vez que o consulente se dirigiu até a casa em busca de tratamento, devido aos diversos distúrbios emocionais e problemas que atrapalhavam a sua vida, o Preto Velho após fazer o atendimento doutrinário e de limpeza energética, designou que guardiões acompanhassem o consulente até a sua casa e esperassem a sua chegada na hora do desdobramento (sono) do mesmo. No momento em que o consulente entrava em sono profundo o seu corpo astral era desdobrado e levado em transe hipnótico a uma construção que se situava em cavernas no astral inferior, o Preto Velho escoltado pelos guardiões seguiu o corpo do consulente onde lá chegando o via entrar numa espécie de casulo, onde se conectavam diversos fios, inclusive no aparelho parasita (o qual o Preto Velho não o retirou para rastrear sua origem).

            Enquanto o corpo astral do consulente conectado a estes fios, os quais uns lhe sugavam sua energia vital e outros estimulavam pelo corpo e no aparelho parasita energias e formas-pensamentos negativas, uma entidade por meio da força de seu pensamento manipulava o mental do consulente para que durante seu dia-a-dia tivesse hábitos e pensamentos provindos de ódio, revoltas e depressões, e que também o reconhecesse como seu "senhor", para que assim durante toda a noite em desdobramento (sono) voltasse ao mesmo local. Como a condição vibratória dos Guardiões e do Preto Velho eram superiores à daqueles seres, digamos que eles estavam invisíveis para os mesmos, assim analisando toda a situação de perto, sendo assim com suas habilidades e as dos Guardiões que lhe acompanhavam, o Preto Velho evocou o poder das Salamandras (elemental do fogo) para destruir todos os equipamentos parasitários daquele laboratório sombrio, enquanto isso os Guardiões se posicionavam em volta a caverna juntamente dos Caboclos, prevenindo a fuga de qualquer entidade trevosa que ali se encontrasse. Pelos Guardiões eram feitos campos de forças ao redor do local, impedindo que quem estivesse dentro avistasse eles e os Caboclos, também criaram um campo de força ao redor do corpo astral do consulente, evitando que ocorresse qualquer dano a ele, gerando alguma problemática no corpo físico. Podemos ver aqui que este Preto Velho, juntamente de diversas outras falanges e elementais, exerceu diversas funções em um só trabalho, podendo assim além de ajudar o consulente, encaminhar um organização trevosa inteira a Lei Divina e promovendo também o saneamento espiritual do local onde se encontrava este laboratório sombrio.

            Este foi apenas um exemplo de um caso, mas há muitas outras funções desempenhadas por esta Linha, por exemplo, o trabalho de algumas Pretas Velhas que atuam em hospitais localizados em zonas inóspitas, amparando e doutrinando espíritos sofredores que la chegam necessitando de amparo emocional e espiritual, podemos dizer que estas senhoras são "Mãezonas" da espiritualidade, as quais com seu carinho, seu amor, sua tolerância e paciência quebram a armadura do orgulho, a casca da ignorância e o escudo do medo gerado pelo espírito em desequilíbrio.

             Com estes exemplos desempenhados por esta Linha, podemos ver que para estes espíritos não importa o jeito e a roupagem que estes se mostram para nós, vem eles com cachimbo, com o cigarro de palha, com a fumaça quebrando feitiço, vem eles com as ervas, com as rezas, envolvendo com amor e devolvendo a fé, vem eles com patuá, com as pedras, com as guias energizando e reequilibrando espiritualmente o ser necessitado, enfim vem eles com a paciência, com a tolerância e com a doçura de nos ouvir e sorrir, mostrando que nosso problemas para eles que tem toda essa vivência não passam de um grãozinho de areia nos seus olhos, nos mostrando que o melhor remédio para nossas mágoas e problemas é o trabalho sincero e o desapego daquilo que nos deixa pesados demais para alçar vôos maiores.

             Nada melhor que fechar este post com um ponto cantado em homenagem a estas Pretas, Mães, Pais e Pretos Velhos. Saravá a todos os Pretos Velhos e Pretas Velhas da Umbanda, Adorei as Almas!

                          "Lá vem vovô descendo a serra com sua sacola
                           É com seu patuá,
                           É com seu rosário,
                           Ele vem de Angola!
                           Eu quero ver vovô, eu quero ver,
                           Eu quero ver se filho de pemba tem querer!
                                                       ...
                           Lá vem vovó descendo a serra com sua sacola
                           É com seu patuá,
                           É com seu rosário,
                           Ela vem de Angola!
                           Eu quero ver vovó, eu quero ver,
                           Eu quero ver se filho de pemba tem querer!"

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