Olá pessoal, iremos falar sobre mais uma das Linhas de trabalho da nossa querida Umbanda, os Pretos Velhos. Sua função dentro e fora do terreiro, seu papel na Umbanda e outros assuntos.
Para compreender-mos um
pouco mais sobre esta linha, devemos partir do princípio em que, nem
todo o Preto Velho para ocupar este grau na espiritualidade teve de ser
negro ou escravo em uma de suas encarnações. No aspecto social
brasileiro, já que a Umbanda é uma religião brasileira, a Linha dos
Pretos Velhos vem para representar nesta figura anciã o negro escravo já
aportuguesado no Brasil, levando assim a doutrinação espiritualista aos
mais simples e humildes numa época onde o espiritismo atingia uma
classe social mais conceituada, deixando o povo mais simples
desconfortável ao tentar buscar o auxílio perante a espiritualidade.
Então esta Linha vem passando a energia da humildade, da simplicidade,
da compreensão e tolerância dos espíritos que sofreram com a escravidão e
ascenderam-se à Luz. Mas não quer dizer que outros espíritos não fazem
parte desta Linha, como a figura do Preto Velho têm como sua principal
qualidade a sabedoria, experiência, compreensão e tolerância do espírito
já vivido, podemos dizer que dentro desta Linha encontram-se espíritos
com duas denominações diferentes quais são o Preto Velho, o qual já
explicamos, e o Pai Velho, que representa o espírito sábio, com
vivências e uma vasta bagagem de conhecimentos, sejam estes de cunho
espiritual, emocional, magístico e dentre outros, assim podemos dizer
que esses espíritos trabalham nessa linha independente de sua cor ou
idade, e sim de seus conhecimentos e evolução.
Esclarecido o aspecto
histórico/social podemos falar a função que desempenham estes espíritos
na espiritualidade. A Linha dos Pretos Velhos (ou Pais Velhos, como
queiram), atua em diversas áreas na espiritualidade, assim como qualquer
outra Linha, alguns atuam com maior intensidade numa área de caráter
doutrinário, outros são especializados em limpezas energéticas de
espíritos e ambientes, alguns são especialistas na quebra de magias,
normalmente estes por terem sido magos ou feiticeiros em vidas passadas,
também existem aqueles Pretos Velhos que são hábeis comandantes de
tropas de resgate, atuando no astral inferior, em proteção de terreiros e
hospitais. Como podemos ver, existem "n" funções para cada
particularidade espiritual destes que atuam nesta Linha, então não têm
como criar um padrão para esta ou aquela falange de Pretos Velhos.
Falando de falanges, linhas e
diversos tipos de funções, entramos no assuno da questão vibratória
desta Linha, a qual é regida e sustentada por dois Orixás, são estes
Nanã Buruquê e Obaluayê, não sendo assim coincidência estas duas
vibrações sustentarem a Linha dos Pretos Velhos, pois estas transmitem
no ser a transmutação interior, a vontade no íntimo do ser de dar o
passo a frente e deixar tudo que o atrasa para trás, despertando em si o
desapego, a humildade, a paciência, a perseverança, a sabedoria
adquirida com a vivência, por isso Nanã e Obaluayê regem o mistério
ancião no qual se encaixam os Pretos Velhos.
Dentro de tudo que já foi
falado, vamos citar um trabalho desempenhado pelos Pretos Velhos
juntamente de Caboclos e Exus no astral inferior, mostrando assim mais
umas das diversas funções que esta Linha desempenha na espiritualidade,
muitas vezes em nome da Umbanda.
Muitos de nós seres
humanos ainda presos em nossos maus hábitos, paixões, vícios,
desequilíbrios emocionais, vaidades, orgulhos e dentre outros defeitos
que todos temos, muitas vezes sem saber somos alvos de entidades
trevosas, para que nossa energia vital e vibrações negativas provindas
de nossos defeitos, sejam feitas de combustível para estes seres que
buscam atrasar a evolução da humanidade. Em um atendimento em um
terreiro foi detectado por um dos Pretos Velhos, em um consulente, um
aparelho parasitário de estranha aparência, que se encontrava conectado
na contra-parte etérica da coluna cervical do mesmo, sendo esta a
primeira vez que o consulente se dirigiu até a casa em busca de
tratamento, devido aos diversos distúrbios emocionais e problemas que
atrapalhavam a sua vida, o Preto Velho após fazer o atendimento
doutrinário e de limpeza energética, designou que guardiões
acompanhassem o consulente até a sua casa e esperassem a sua chegada na
hora do desdobramento (sono) do mesmo. No momento em que o consulente
entrava em sono profundo o seu corpo astral era desdobrado e levado em
transe hipnótico a uma construção que se situava em cavernas no astral
inferior, o Preto Velho escoltado pelos guardiões seguiu o corpo do
consulente onde lá chegando o via entrar numa espécie de casulo, onde se
conectavam diversos fios, inclusive no aparelho parasita (o qual o
Preto Velho não o retirou para rastrear sua origem).
Enquanto o corpo astral do
consulente conectado a estes fios, os quais uns lhe sugavam sua energia
vital e outros estimulavam pelo corpo e no aparelho parasita energias e
formas-pensamentos negativas, uma entidade por meio da força de seu
pensamento manipulava o mental do consulente para que durante seu
dia-a-dia tivesse hábitos e pensamentos provindos de ódio, revoltas e
depressões, e que também o reconhecesse como seu "senhor", para que
assim durante toda a noite em desdobramento (sono) voltasse ao mesmo
local. Como a condição vibratória dos Guardiões e do Preto Velho eram
superiores à daqueles seres, digamos que eles estavam invisíveis para os
mesmos, assim analisando toda a situação de perto, sendo assim com suas
habilidades e as dos Guardiões que lhe acompanhavam, o Preto Velho
evocou o poder das Salamandras (elemental do fogo) para destruir todos
os equipamentos parasitários daquele laboratório sombrio, enquanto isso
os Guardiões se posicionavam em volta a caverna juntamente dos Caboclos,
prevenindo a fuga de qualquer entidade trevosa que ali se encontrasse.
Pelos Guardiões eram feitos campos de forças ao redor do local,
impedindo que quem estivesse dentro avistasse eles e os Caboclos, também
criaram um campo de força ao redor do corpo astral do consulente,
evitando que ocorresse qualquer dano a ele, gerando alguma problemática
no corpo físico. Podemos ver aqui que este Preto Velho, juntamente de
diversas outras falanges e elementais, exerceu diversas funções em um só
trabalho, podendo assim além de ajudar o consulente, encaminhar um
organização trevosa inteira a Lei Divina e promovendo também o
saneamento espiritual do local onde se encontrava este laboratório
sombrio.
Este foi apenas um exemplo
de um caso, mas há muitas outras funções desempenhadas por esta Linha,
por exemplo, o trabalho de algumas Pretas Velhas que atuam em hospitais
localizados em zonas inóspitas, amparando e doutrinando espíritos
sofredores que la chegam necessitando de amparo emocional e espiritual,
podemos dizer que estas senhoras são "Mãezonas" da espiritualidade, as
quais com seu carinho, seu amor, sua tolerância e paciência quebram a
armadura do orgulho, a casca da ignorância e o escudo do medo gerado
pelo espírito em desequilíbrio.
Com estes exemplos
desempenhados por esta Linha, podemos ver que para estes espíritos não
importa o jeito e a roupagem que estes se mostram para nós, vem eles com
cachimbo, com o cigarro de palha, com a fumaça quebrando feitiço, vem
eles com as ervas, com as rezas, envolvendo com amor e devolvendo a fé,
vem eles com patuá, com as pedras, com as guias energizando
e reequilibrando espiritualmente o ser necessitado, enfim vem eles com a
paciência, com a tolerância e com a doçura de nos ouvir e sorrir,
mostrando que nosso problemas para eles que tem toda essa vivência não
passam de um grãozinho de areia nos seus olhos, nos mostrando que o
melhor remédio para nossas mágoas e problemas é o trabalho sincero e o
desapego daquilo que nos deixa pesados demais para alçar vôos maiores.
Nada melhor que fechar este
post com um ponto cantado em homenagem a estas Pretas, Mães, Pais e
Pretos Velhos. Saravá a todos os Pretos Velhos e Pretas Velhas da
Umbanda, Adorei as Almas!
"Lá vem vovô descendo a serra com sua sacola
É com seu patuá,
É com seu rosário,
Ele vem de Angola!
Eu quero ver vovô, eu quero ver,
Eu quero ver se filho de pemba tem querer!
...
Lá vem vovó descendo a serra com sua sacola
É com seu patuá,
É com seu rosário,
Ela vem de Angola!
Eu quero ver vovó, eu quero ver,
Eu quero ver se filho de pemba tem querer!"
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