Sincretismo Religioso

E
é graças ao Sincretismo Religioso que encontramos terreiros umbandistas
cujo congá é formado apenas por imagens de santos católicos, outros,
apenas com imagens dos orixás africanos, outros ainda, apresentam
imagens de médiuns e guias espíritas (Allan Kardec, Dr. Bezerra de
Menezes, Joanna de Angelis etc). Existem também terreiros mais
esotéricos, cujo congá se remete às divindades hinduístas, indianas, à
cabala hebraica, entre outros. E por fim, aqueles que mesclam imagens de
várias correntes filosóficas-mediúnicas.
Qual está certo?
TODOS estão. Tudo dependerá da influência religiosa que cada Dirigente –
Pai de Santo ou Mãe de Santo – recebeu. Ou seja, se sua visão teológica
está mais voltada para o Catolicismo, Espiritismo, Candomblé,
Esoterismo, Hinduísmo etc.
Esse item é muito importante, pois
há casas que tomam cuidado até na escolha dos pontos cantados, que farão
menção de acordo com a linha teológica seguida.
Penso que esse fato também influencia nas falanges dos médiuns, já que
vemos médiuns trabalhando com falanges oriundas do Grande Oriente
espiritual, tais como a corrente dos doutores, a corrente dos hindus e
tibetanos, a corrente dos mongóis, entre tantas outras.
A única
imagem genuinamente umbandista é do orixá Iemanjá. Essa imagem foi vista pela primeira vez na década de
1950, pela médium Dala Paes Leme, que a visualizou acima do mar, sendo
então reproduzida tal como a conhecemos.
Localizado na
Praia Mirim, em Praia Grande (SP), está o famoso monumento à Mamãe
Iemanjá, com 8 metros de altura e de frente para o mar. Marco histórico
do município, o local recebe visitantes de várias religiões, que vêem no
mesmo sincretismo religioso o elo entre nosso orixá e Maria, a mãe de
Jesus.
Sabemos que o assunto é vasto e um tanto complexo, mas a Umbanda realmente uma Mãe que acolhe a todos nas Bençãos de Deus!
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